Translate

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Holanda e seus queijos


Hallo!
Bom, eu irei abordar um tema hoje que particularmente me apetece muito, QUEIJOS!!!
Sim, queijo em letras grandes, pois eu sou absolutamente fã  desse produto lácteo. Gosto de sentir o aroma, a textura e o sabor.
Enfim, todos conhecem a fama dos queijos holandeses, principalmente o Gouda, com sua textura firme e seu sabor inconfundível.
Não é a toa que a Holanda é o país que mais exporta queijos no mundo.
 A qualidade dos queijos holandeses vem desde o princípio, no leite, que vem das famosas vacas holandesas. Existem indícios de produção de queijo desde 1.600 a.C!! No norte da Holanda, em  Friesland, foram encontradas potes e vasilhas que indicam que desde aquele período havia produção de queijo.
Então partindo da idéia que a prática leva a perfeição, com certeza os holandeses estão bem avançados....



Como eu disse a pouco o queijo Gouda é um dos mais consumidos no país, e é considerado um dos melhores do mundo(original, é claro!), representa aproximadamente a metade da produção total.
A sua qualidade aumenta conforme sua idade, quanto mais velho, mais intenso o sabor e sua textura será mais rígida. Pode-se encontrar esse queijo com idade entre 8 anos até superando os 30.
Obviamente o preço acompanha o tempo, cada ano a mais representa Euros a mais também.
Seu sabor é suave e possui aproximadamente 48% de gordura. Seu sabor pode ser um pouco frutado.
Inclusive pode ser servido como parte da sobremesa, acompanhado por vinho e frutas.







Um queijo bastante popular também é o Edam.  É o segundo tipo mais consumido, ele possui uma textura parecida com o Gouda, mas seu teor de gordura é um pouco menor, algo em torno de 38%, possui um sabor que é levemente adocicado,puxando para o aroma de nozes. Como todos os queijos o tempo também agrega valor e sabor ao produto.Ele é envolto em uma capa avermelhada enquanto é novo. Mas encontra-se também em capa preta, o que significa que o queijo já passou por uma maturação de pelos menos vinte semanas.


Maasdammeer, é um queijo com um sabor adocicado puxando para o aroma de nozes. Ele possui buracos grandes, que aparecem durante o processo de  envelhecimento, por causa da ação de bactérias do próprio queijo.

Leyden ou Komijnekaas, ele tem cominho e alcaravia adicionados a sua massa, o que contrasta o sabor do leite, dando um aroma picante que é bastante característico. Como a maioria dos queijos holandeses, possui uma textura firme.



Após passar pelas características dos principais queijos do país, eu quero falar um pouco sobre o comércio desse produto no país e como essa atividade faz parte da história e cultura do país.
Antigamente os mercados de queijo eram comuns na Europa. Com o passar do tempo e a modernização esses lugares tradicionais foram acabando. O que implicava em uma perda grande, quando se fala em tradições.
A cidade de Alkmaar foi uma das poucas que realmente manteve a característica de comercializar queijo, o mercado em si já passou por muitas modificações e basicamente o que se manteve do período áureo dos mercados. Pode-se inclusive ver pessoas com trajes típicos com muita facilidade.


Conta a história que antigamente, os produtores de leite da zona rural em torno de Alkmaar, iam uma vez por semana para a cidade para vender seus produtos, principalmente os queijos.
Na área que esses produtores se concentravam para vender, ficavam os kaasdragers, que ajudavam os produtores. Eram facilmente reconhecidos pelos seus chapéus amarelos,vermelhos ou azuis. Eles tomavam conta dos queijos e os pesavam. O modo de transportar esses queijos todos, era por meio de uma espécie de maca de madeira, que chegavam a 150kg a 170kg.

Havia ainda a negociação, handjeklap. Ocorria da seguinte forma: Era discutido um valor, uma vez que comprador e vendedor entrassem em acordo, ambos batiam as mãos e gritavam o preço.
Após esse momento, o kaasdragers,  levava os queijos para a pesagem.  A partir desse momento o comprador era o responsável pelo transporte do queijo.

Voltando para os dias atuais, todo o ritual de pesagem do queijo e negociação continuam iguais o que atrai turistas de todas as partes.
Para ver tudo isso, não é preciso pagar entrada, pois acontece na rua, mas para garantir um bom lugar,é prudente chegar bem cedo pois essa atração é muito popular, e o período de maior movimento no mercado é entre abril e setembro.
A cidade de Alkmaar possui atrações que vão além dos queijos, mas isso será para um próximo post.
Para encerrar segue uma receita para degustar essa iguaria.

COOKIES DE GOUDA:
200g de queijo GOUDA envelhecido ralado
100g farinha de trigo
50g  manteiga em temperatura ambiente
1/2 colher de (sopa)fermento em pó
1 pitada de pimenta do reino
1 pitada de noz- moscada

PREPARO:
Pré-aqueça o forno a 200°C. Bata todos os ingredientes em um processador até obter uma massa  de textura pastosa mas maleável. Embrulhe em filme plástico e leve a geladeira por 20 min.
Polvilhe na área de trabalho farinha e abra a massa. Tem que ficar bem fina cerca de 3mm de espessura. Corte com uma fôrma de biscoito ou a borda de um copo.
Forre uma assadeira com papel manteiga e coloque os biscoitos. Asse por 10min ou até que os biscoitos fiquem dourados. Retire do forno e deixe esfriar sobre uma gradezinha.

Rende até 30 biscoitos,depende do tamanho que cortar os biscoitos

Quem fizer, me conte o que achou!
Abraço

Marthina Wiegerinck



FONTE: www.dutchfood.about.com
FONTE:http://www.alkmaar.nl
FONTE:www.igourmet.com/dutchcheese
FONTE:www.kaasmarkt.nl/welcome.asp?lang=0











photo credit: <a href="http://www.flickr.com/photos/dharmabumx/3225430530/">dharmabumx</a> via <a href="http://photopin.com">photo pin</a> <a href="http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/2.0/">cc</a>
photo credit: <a href="http://www.flickr.com/photos/mcanevet/2789164957/">manuel | MC</a> via <a href="http://photopin.com">photo pin</a> <a href="http://creativecommons.org/licenses/by-sa/2.0/">cc</a>
photo credit: <a href="http://www.flickr.com/photos/sierag/4642532026/">Sierag</a> via <a href="http://photopin.com">photo pin</a> <a href="http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/2.0/">cc</a>
photo credit: <a href="http://www.flickr.com/photos/abnetsel/4655661491/">indigo_jones</a> via <a href="http://photopin.com">photo pin</a> <a href="http://creativecommons.org/licenses/by-nc/2.0/">cc</a>

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua sugestão de post, reclamação ou elogio.
Moderação com a linguagem, educação sempre!