Translate

sábado, 5 de maio de 2012

5/05-Bevrijdingsdag

Hallo!
O dia 5 de maio tem um significado muito especial na Holanda. Esse dia é conhecido como Bevrijdingsdag-Dia da Libertação da Holanda. A libertação em questão ocorreu em 1945 quando o General alemão Johannes Blaskowitz assinou o acordo para a desocupação do território holandês pelas tropas alemãs. O acordo foi assinado na cidade holandesa de Wageningen.


                                             Foto do General alemão Johannes Blaskowitz no dia 5/05/1945.

Embora a data relembre as vítimas de todas as guerras, com certeza a lembrança da Segunda Guerra é sem dúvida a mais forte.
As homenagens começam no dia 4, quando as 8 horas da noite pontualmente, tudo pára no país para fazer 2 minutos de silêncio, esse momento é chamado de Dodenherdenking.
No dia seguinte as comemorações prosseguem com festivais de música, e eventos culturais diversos.
Na capital Amsterdam, a família Real participa de uma solenidade na pricipal praça da cidade, Dam, onde veteranos de guerra, parentes de vítimas e políticos se unem para depositar coroas de flores no Memorial Nacional que também é conhecido como o Memorial dos Mortos, construído em 1956.

No país inteiro nota-se bandeiras a meio mastro, tanto em prédios públicos como em residências, e os hoalndeses fazem questão de manter a tradição de celebrar esse dia com debates e discussões com o objetivo de conscientizar a todos a importância da liberdade, respeito e tolerância.

A Segunda Guerra teve um impacto sem precedentes no mundo inteiro, mas em um país que sempre teve um povo de natureza pacífica, como a Holanda, foi realmente devastador.
Como na maioria dos países, muitos foram obrigados a deixar tudo para trás para salvar a  si e aos seus. Os moradores do interior foram os que com certeza, mais sofreram, pois quem é da terrra, trabalha nela e vive dela, não se entrega com facilidade. Muitos colonos morreram tentando salvar o que tinham e quando já não era mais possível sobreviver, deixavam seu lugar com o sofrimento de quem realmente ama seu lugar. Deixam os animais e as plantações que cuidavam e cultivavam com amor e dedicação, na tentativa de manter as próprias vidas ilesas.  A sua frente encontrava-se a estrada infindável, onde seguiam sem destino, e repleto de incertezas e medos.

A Guerra no país durou aproximadamente cinco anos. Anos esses marcados por ataques covardes pelas tropas nazistas.
Ataques aéreos assolavam as cidades, inclusive quando já estavam rendidas, como é o caso de Roterdam. Quem vê hoje uma cidade moderna, com um dos melhores portos do mundo não imagina que em  maio de 1940, a cidade foi covardemente bombardeada. O detalhe mais revoltante desta história é que Roterdam já havia se rendido.
Ou seja, quando menos se esperava tudo foi destruído, a população foi pega totalmente de surpresa, e o resultado disso foi, mortes aos milhares e uma cidade completamente em chamas.

Concluindo este post, devo dizer que temos que seguir adiante, procurar evoluir. Buscar o melhor sempre, principalmente no aspecto humano. Em um mundo, onde a inversão de valores está cada dia mais presente, onde a ética foi trocada pela estética, devemos  lutar para que erros como os cometidos no passado não se repitam e principalmente que erros piores no  futuro não aconteçam.
Honremos os que nos antecederam e guiemos os que nos sucederão.
Tot ziens.
Marthina Wiegerinck




 ="http://creativecommons.org/licenses/by-nd/2.0/%22%3Eccphoto credit: <a href="http://www.flickr.com/photos/21734563@N04/2109719556/%22%3EDavid C. Foster</a> via <a href="http://photopin.com%22%3ephoto/ pin</a> <a href</a>
photo credit: <a href="http://www.flickr.com/photos/martinheinsius/5694211979/%22%3EMartin Heinsius</a> via <a href="http://photopin.com%22%3ephoto/
photo credit: <a href="http://www.flickr.com/photos/hindrik/320454015/%22%3EHindrik S</a> via <a href="http://photopin.com%22%3ephoto/ pin</a> <a
photo credit: <a href="http://www.flickr.com/photos/22746515@N02/4151159388/%22%3EBert Kaufmann</a> via <a href="http://photopin.com%22%3ephoto/ photo credit: <a href="http://www.flickr.com/photos/erfgoedinbeeld/4745909876/%22%3EErfgoed in Beeld</a> via <a href="http://photopin.com%22%3ephoto/ pin</a> <a href="http://creativecommons.org/licenses/by-photo credit: <a href="http://www.flickr.com/photos/kwerfeldein/784158600/%22%3EMartin Gommel</a> via <a href="http://photopin.com%22%3ephoto/ pin</a> <a href="http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/2.0/%22%3Ecc%3C/a>

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua sugestão de post, reclamação ou elogio.
Moderação com a linguagem, educação sempre!