Translate

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Maastricht- Meu Lugar

Hallo!!
Muitos motivos me fazem amar a região de Maastricht. Em dados técnicos Maastricht é a capital da província de Limburg.
Umas das mais antigas cidades da Holanda (mais de 2000 anos),fundada pelos romanos ,ela fica situada no extremo sudoeste do país, entre Alemanha e Bélgica.
Andando pela cidade percebe-se a história viva, pelas construções antigas, que mantém um ar medieval e pelas colinas de Limburg. Enfim a imaginação voa alto, até esbarrar no próximo café na principal praça, Vrijthof
A cidade abriga vestígios da passagem do Romanos, como um labirinto subterrâneo de 9 km de extensão, são as cavernas de St.Pietersburg. 
Tais cavernas se mostraram vitais para abrigar 40.000 pessoas na Segunda Guerra Mundial. Pinturas foram feitas desde a sua construção, inclusive durante a guerra.
Gerações passaram e cada uma deixou sua história ali. Está tudo alí perfeitamente preservado.

Cavernas de St. Pietersburg


Aproveitando o gancho histórico, em 1992, foi assinado o Tratado de Maastricht, que substituiu o Tratado de Roma de 1957.
Esse tratado deu início a unificação monetária da Europa, o qual foi totalmente concretizado com o Euro em 2002.

Bom tudo isso por si, já desperta meu interesse, pois curiosa e ávida por conhecimento como sou, gosto de me aprofundar nas questões que a vida me apresenta.
Mas fazendo menção ao título do blog "alma holandesa", quero mostrar o que eu realmente vejo e sinto diante deste lugar.
Meus laços com Maastricht, vem de berço, meu pai nasceu lá em uma pequena cidade vizinha, Kerkrade, e de lá sempre fala com o carinho de casa, de lar.
Um sentimento de pertencimento e identificação com seu lugar de nascimento. Eu sempre repito uma frase que li uma vez de Marc Chagall -  "Seu país é aquele que está dentro de sua alma"
Tenho, com muito orgulho em minha parede o desenho que representa a igreja construída pelo meu avô em 1934, em Kerkrade., ainda não consegui descobrir a localização exata na região, missão que me comprometi a cumprir em breve.

E cada dia que passa vejo que meu gosto por arte,por música, que é absurdamente fora do normal, está de certa forma ligado a tudo isso. Cresci ouvindo música clássica, vendo meu pai pintar e sempre inventando alguma coisa.
Me sinto muito sortuda por ter a oportunidade de crescer com tão boa influência.
Acho que isso está na alma de todos os que nascem em Maastricht, toda a região é um caldeirão cultural. Não por acaso ali também é a terra natal de Andre Rieu, violinista que consquistou o mundo com uma forma diferente de levar a música clássica para as pessoas.
Não sou o tipo de pessoa que é fã de alguém, mas dele sou. E com orgulho. Tento me inspirar nele, quando me arrisco no meu pobre violino.

A junção de três países alí é um potencializador.Impossível ser indiferente a um lugar como esse.
São muitos os títulos da cidade:  Cidade da Gastronomia; Cidade da Música;  e agora, está concorrendo para ser a "Capital européia da Cultura 2018"
Como se tudo isso não bastasse todos os anos no período entre primavera e verão acontece  a TEFAF- The European Fine Art Fair- que é simplesmente a maior feira de artes e antiguidades do mundo, extremamente concorrido entre os galeristas, colecionadores e interessados no mercado de arte. Para se ter uma idéia da importancia deste evento, no ano passado (2011) o destaque foi um Rembrandt de U$ 47 milhões.
Cidade com o moinho mais antigo da Europa( e funciona)
Cidade com as melhores batatas fritas do mundo(palavras de todos que já provaram), onde se pode deliciar os maravilhosos doces típicos, batendo um papo com turista que pode ser de qualquer parte desse mundo.
Mas eu quero terminar este post com a definição que eu particularemente adoro:
MAASTRICHT: A CAPITAL DA FELICIDADE DA HOLANDA!!!

Não existe uma definição única para esta cidade, ela é Linda, Cultural, Alegre,Histórica...
Para mim é tudo isso e mais um pouco, é o meu lugar nesse mundo, onde eu me identifico e me reconheço .
Como não ser feliz assim?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua sugestão de post, reclamação ou elogio.
Moderação com a linguagem, educação sempre!